sexta-feira, julho 30, 2004

Anteontem, pedi meu reingresso no Direito da PUC, para não ser jubilado. A matrícula para o semestre ? SETECENTOS E SETENTA E CINCO REAIS !

Ontem, fui fazer a matrícula. Foi um pouco estranho. Passei pelo estacionamento do Bigode, o genérico, junto à vila, onde eu sempre colocava meu carro. Na casa contígua ao muro dele, tinha batuque toda terça à noite. Dava medo. Custava 1,50 para deixar meu Golzinho roxo ali. Hoje, a plaquinha avisa: R$ 2,00, se eu quiser estacionar meu Celtinha vermelho. Quando deixei a PUC, o Bigode estava com um problema sério - um tumor do tamanho de uma laranja no pescoço -, às voltas com internações e SUS e coisas e tals. Não tive coragem de entrar ali ontem e perguntar por ele...

Na entrada do prédio do Direito, as cenas me eram familiares. Aquelas mulheres grandes - ou pequenas que parecem grandes -, um tailleur ajustado, os seios balouçando por baixo de uma blusinha apertada, pastas como se fossem processos apertadas contra o corpo, e fundamentalmente, passos firmes e determinados sobre saltos sempre altos. Me dão medo, essas mulheres. Algumas querem ser delegadas.

Na hora da matrícula, me fiz de idiota. Adoro brincar de me fazer de trouxa, frente à burocracia. Quantos semestres são ? Para que sala devo me dirigir ? E agora ? E agora ? Senha ? Que senha ? Oh, que pena, querida, quer dizer então que não vou poder fazer a matrícula, sua babaca (por que só meninas querem ser monitoras ?) ? Ah, tem de chamar a monitora chefe... Eu espero. Enfim, um sorriso. Quanto é a mensalidade ? Não sabes ? Ah, entendi, tu fazes fisioterapia, odeia advogados. Mal sabes que eu também não os amo. Tchau. Agora, vou para onde ? Última sala à esquerda. Okey. Ah, era "última", né ? Putz, entrei na penúltima. Se não fosse tu me avisares de novo, hein, amiga babaca ! Valeu mesmo. Quantos semestres são ?

Na hora de ir embora, dejavu. Como se escreve isso ? Pronto, minha tia Bebé, francófila, acabou de me dizer: déjà-vu. Enfim, aconteceu que fui até o estacionamento, peguei meu carro e me dei conta: não tenho dinheiro. Cadê a Mari Hauschild, a Lê, a Muri, a Aline, a Helena, o Marteli, para me emprestarem dinheiro ? Onde tem caixa Banrisul ? Ah, é mesmo, no quinze, obrigado, senhor. A máquina da direita é só para extratos, a da esquerda aceita saques, amigo. Disso eu entendo. Aqui, estou em casa. Sou um filho da PUC. Mas quando, enfim, vou embora, o cara do estacionamento me cobra preço de visitante: R$ 3,25. Tchau. Nos vemos quartas e quintas, às 21h15. Filosofia do Direito. Que tal uma cervejinha depois da aula ? Dado Pub é legal.

Nenhum comentário: