quarta-feira, julho 21, 2004

As estatísticas da Secretaria de Segurança ainda estão numa caixinha preta. Apesar das palavras do Secretário José Otávio Germano, que, quando assumiu, prometeu, sabiamente, facilitar o acesso da imprena aos números, obter dados mais precisos sobre criminalidade continua sendo tarefa para o James Bond. Semana passada, solicitei o número de assaltos no bairro Moinhos de Vento em algum período recente. Foi um tal de fala com Fulano, não sei se temos, vê com a Polícia, vê com a Brigada, tenho de verificar com a chefia, talvez não seja seguro liberar isso, pede autorização pro Beltrano...

A propósito: liberar o mapeamento geográfico da criminalidade em Porto Alegre mexeria com o mercado imobiliário ? Acho que sim. Veja bem. Eu estou procurando apartamento para alugar. Se soubesse que Petrópolis é mais violento do que Bom Fim, provavelmente preferiria a zona da Osvaldo à da Protásio. Ou, pelo menos, pagaria menos por um apê na Ijuí.

Mas, para saber isso, só com estatísticas mesmo. No bate papo de bar, já ouvi que Bom Fim é seguro e que é violento. Que Cidade Baixa é seguro e que é violento. Que Petrópolis é seguro e que é violento.

De minha parte, sempre tenho a impressão de que as zonas mais agitadas são mais seguras.

Nenhum comentário: