domingo, fevereiro 27, 2022

Casimiro Miguel reage a Thalita Campedelli

Estimado Cazé.

Aliás, posso chamar assim? Sempre tive dificuldade com seu nome. Pra mim, Cazé é nome de VJ. E Casimiro, de jogador de futebol. Ou de rua. Somente por tabela, de poeta. Nunca de Youtuber.

Aliás, posso chamá-lo de Youtuber? Ou melhor de Creator? Streamer? Twitcher? Fique à vontade para escolher...

Escrevo porque meu filho veio contar que você fez um vídeo reagindo à Thalita Campedelli. É reagindo que fala, né? No caso, você faz parte da categoria dos streamer reatores, é isso? Achei mais poderoso do que Youtuber Comentarista.

Enfim, tergiverso...

Estimado Cazé, venho por meio desta falar em nome dos fãs de Thalita Campedelli. Você sabe que esta coisa de fandom é séria, né? Você deve ter o seu. Thalita tem o dela. Sou um Thaliter, enfim.

Aliás, aqui em casa, somos quatro. Todos sabem quem é Thalita Campedelli. Apenas dois sabem quem é Casemiro. Eu, apenas por dever de ofício. Só meu filho é seu fã. Minha esposa não o conhece nem por sticker. Já Thalita é rainha.

Viemos a conhecê-la quando minha filha, aos 9 anos, falou, apavorada:

- Pai, a Thalita sumiu!
- Quem é Thalita, Isa?
- Thalita Campedelli, que faz merendas no Youtube!
- Como sumiu? 
- Não sei, um dia ela fez uma merenda e depois desapareceu.

Bastou para que iniciássemos uma busca a Thalita. Confesso que vi mil vezes o último vídeo que ela fez antes de sumir. Buscava sinais em cada gesto. Uma voz embargada, um dedo trêmulo, uma lancheira mal lavada, uma fruta mofada, uma faca afiada. Qualquer coisa que pudesse indicar o motivo do sumiço. Nada! O mistério só se desfez meses depois, quando ela gravou um vídeo explicando que só estava cansada das redes sociais mesmo. Ou seja, nos preocupamos por nada.

Lembro bem do dia em que a Isa referiu o sumiço da Thalita. Estava chovendo, trovejando. E, quando a família inteira via-se imersa no metaverso Thalitês, faltou luz. Calhou que, uns dias depois, estávamos nós falando de novo sobre o sumiço dela, quando... Cabum! Trovão, falta de luz.

Não preciso dizer que, dali em diante, reinou na casa a lenda de que evocar o nome de Thalita Campedelli em vão era pecado, passível de punição imediata dos céus.

Mas tergiverso novamente...

Vi seu vídeo reagindo a Thalita Campedelli. Reparei o sorriso maroto, escondendo o deboche, o mal disfarçado escárnio, o esforço para fingir respeito e até admiração. E, depois, a certeza de estar fazendo um favor a ela, tornando-a reconhecida, a soberba de quem acha que o fandon de Cazé é infinitamente maior do que o de Thalita. Maior, pode ser. Mais forte, jamais.

Mas, enfim, estimado Cazé. Escrevo para lhe fazer um alerta. Cuidado! Muito cuidado com Thalita Campedelli. No começo, os vídeos dela podem parecer inocentes, eu sei. Mas, do alto dos meus 42 anos, cumpre avisar. Escute bem.

Thalita Campedelli é mais ou menos como Pagode dos Anos 90, como Armandinho ou torcer pro Criciúma. Você começa com soberba, no consumo irônico. Mas, quando menos espera, está viciado, capturado, vendo em looping, em uma conexão real com ela.

Estimado Cazé, depois não diga que não avisei. 


Nenhum comentário: